Informes SEDUC

    70 anos da morte de Antonieta de Barros: conheça a história da primeira mulher negra a assumir mandato popular no Brasil

    70 anos da morte de Antonieta de Barros: conheça a história da primeira mulher negra a assumir mandato popular no Brasil

    O ano de 2022 marca os 70 anos da morte de Antonieta de Barros, celebrada com o título de doutora honoris causa, in memoriam, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  

    Nascida em Florianópolis e filha de ex-escravos, Antonieta foi professora, escritora e jornalista, reconhecida como uma das melhores educadoras de seu tempo. Em sua trajetória, também deixou uma marca política, sendo a primeira mulher negra a ocupar o cargo legislativo de Deputada Estadual no Brasil, a primeira mulher deputada no Parlamento Catarinense e autora da lei que instituiu o Dia do Professor (15 de outubro) e o Feriado Escolar em Santa Catarina (Lei Nº 145, de 12 de outubro de 1948). 

    Este ano, também será celebrado o centenário da fundação do Curso Particular Antonieta de Barros, destinado à alfabetização da população mais carente e conduzido por Antonieta até o ano de sua morte (1952), entre outros feitos na educação brasileira. 

    "Educar é ensinar os outros a viver; é iluminar caminhos alheios; é amparar debilitados, transformando-os em fortes; é mostrar as veredas, apontar as escaladas, possibilitando avançar, sem muletas e sem tropeços." - Trecho do discurso proferido pela Deputada Antonieta de Barros na ocasião da promulgação da Lei de nº145 que instituiu o Dia do Professor, em 1948. 

    Confira a matéria na íntegra e entenda mais sobre esta mulher que revolucionou a cultura de ensino no país. 

     

     

     

     

    Leia mais

    Confira publicações semelhantes.

    Ver mais

    Instale o Aplicativo “Escola Fácil” em Poucos Passos!

    Descubra o processo simples para instalar o aplicativo "Escola Fácil" em seu dispositivo. Em apenas alguns passos, você terá acesso a uma educação mais fácil e eficaz para seus filhos: