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    Como ajudar a criança que apresenta comportamentos ‘difíceis’ na escola

    Como ajudar a criança que apresenta comportamentos ‘difíceis’ na escola

    Lidar com comportamentos desafiadores de uma criança na escola requer habilidade para saber como manejar as situações de conflito. Uma abordagem compreensiva e colaborativa entre pais, professores e profissionais de saúde é imprescindível. A comunicação e o diálogo aberto entre todas as partes responsáveis e envolvidas na vida da criança são essenciais para entender a natureza do comportamento e desenvolver estratégias consistentes em casa e na escola para ajudar com os comportamentos difíceis.

    Para tanto, é importante entender se há causas subjacentes, relacionadas, por exemplo, a problemas emocionais, dificuldades de aprendizado, situações de bullying ou questões familiares.

    Auxiliar os pequenos a desenvolver habilidades sociais para lidar com os demais pode ajudar muito nesse sentido. Ao trabalhar a empatia, a resolução de conflitos e a comunicação  - que seja sincera, aberta e clara - a criança se torna capaz de interagir de maneira mais positiva com os colegas e professores no ambiente escolar.

    Ensinar práticas de autorregulação também é válido: à medida que ela aprende técnicas de respiração, pausas e outras formas de manejo, poderá lidar com a frustração e o estresse de forma mais construtiva e equilibrada, sem ferir os colegas e cuidadores.

    Outro maneira para ajudar no desenvolvimento do autocontrole é organizar a rotina da criança e estabelecer compromissos previsíveis durante a semana, proporcionando assim segurança e estrutura à sua vida. Isso pode contribuir para reduzir a ansiedade e conquistar estabilidade emocional.

    Para a realização desse trabalho, é essencial envolver profissionais de saúde mental, como psicólogos infantis, que possam contribuir com a orientação da criança e dos pais e responsáveis no ambiente escolar. Inclusive, uma avaliação profissional pode identificar possíveis condições que contribuem para o comportamento desafiador como algum transtorno ou distúrbio associado às ações praticadas pelos menores.

    Incentivar o envolvimento familiar na vida escolar da criança é uma prática positiva e necessária. Isso promove uma colaboração eficaz entre escola e família, criando um suporte consistente para a criança se desenvolver. Cada criança é única, diferente, e abordagens individualizadas podem ser funcionais. A paciência, a compreensão e a cooperação entre todas as partes interessadas são fundamentais para enfrentar e superar os desafios comportamentais na escola.

     

    Texto: Helen Mavichian | Canguru News  
    Crédito de foto: Acervo Canguru News

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