Informes SEDUC

    Zinna Paiva, professora da Rede Municipal de Taboão da Serra será membro da Academia de Letras de Londres

    Zinna Paiva, professora da Rede Municipal de Taboão da Serra será membro da Academia de Letras de Londres

    Por Ana Carolina Rodrigues / Helena Paganelli Gomes

     

    Professora Zinna Paiva, da rede municipal de Taboão da Serra há 23 anos, vai se tornar membro da renomada Academia de Letras de Londres e terá seu livro infantil "Fantasma Tem Medo de Que?", lançado em versões de animação e game.

    Zinna que iniciou sua carreira de escritora com o livro infantil, “Fantasma tem medo de que?”, em parceria com seu filho Theo, que na época tinha apenas 5 anos de idade. O livro, direcionado para crianças na Educação Infantil e em fase de alfabetização, foi inspirado em um questionamento de Theo e no desejo de Zinna de construir memórias afetivas com os filhos, tendo em vista que desde 2012 está em um processo de perda gradativa da visão.

    “Desde 2012, eu venho sofrendo um processo de perda de visão e durante a pandemia, eu quis fazer alguma coisa, uma lembrança eterna. Quero construir uma lembrança eterna com o Theo e a Sofia, e estou neste processo de criar memórias com eles, meus filhos. E a minha filha falou para escrever um livro, um livro seria uma coisa que ficaria eternizada, mas eu ainda não sabia para qual público, que tipo de assunto, o que eu iria tratar ali? Não sabia. Só sabia que queria escrever um livro”.


    Zinna também fez versões ampliadas do livro para torná-lo mais acessível. Apesar de ser focado para o público infantil, o livro já foi trabalhado até em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A edição foi ilustrada por Paula Modenesi, que é artista plástica e professora.

    Depois de sua primeira obra, ela já participou de outras coletâneas, como as que foram lançadas em setembro deste ano na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, "Vozes Portuguesas 10" e "Contos Indígenas Infantis". “No meu texto [na coletânea Contos Indígenas Infantis], trago duas informações: a escrita e a visual. Coloquei o texto circular remetendo a cultura indigena que tem o costume de fazer roda para reuniões e conversas, e um pequeno Pajé e todo o percurso da vida dele, os altos e baixos e o que precisam conhecer até a ascensão dele para se tornar o novo grande Pajé”.

    Já em "Vozes Portuguesas 10", Zinna traz um poema falando sobre relacionamentos tóxicos. “Meu texto se chama ‘Autodivórcio’ ou ‘Poema que Machuca’ porque ele trata do preço dentro de um relacionamento tóxico que a vítima paga para manter-se nele, o preço que se paga pela dependência emocional, também trago o perfil visto de fora, mas o quanto se observa a destruição da pessoa até que chega em um ponto no qual ela perde a sua identidade. Por conta deste livro e deste texto, eu recebi um prêmio da Academia de Letras do Rio Grande do Sul, como destaque literário, e fiquei imensamente feliz”, contou.

    Seu mais recente lançamento é o livro que será lançado em Londres em novembro, intitulado “Igualmente Diferentes” e “se trata das diversidades no geral e por mais que entendamos que as coisas são muito diferentes, elas partem de uma igualdade e aí eu parto, desde a água e o vinho, que são líquidos, até a humanidade”, comentou a professora.

    A partir da vontade de produzir lembranças eternas, Zinna escreveu, junto com seu filho Theo, o livro "Fantasma tem medo de que?" e a partir da obra se inspirou e foi convidada a escrever outras coisas e a participar de coletâneas e eventos literários e foi assim que foi convidada a se tornar no próximo dia 13 de novembro, membro da Academia de Letras de Londres, convite mais do que especial. O grande sucesso "Fantasma tem medo de que?" ganhará também versões em game e uma animação.

    Zinna deixa uma mensagem para aqueles que têm sonhos impossíveis: “Tá pensando? Faz. “Dar certo” é muito relativo, o primeiro livro de grandes escritores pode não ter sido muito aceito, mas a pessoa insistiu, ela melhorou e se aprimorou. Sempre vale a pena. Se uma pessoa ler o seu livro e for tocada, vale a pena. Se uma pessoa conhece a sua história e cresce com ela, vale a pena”.

     

    Contato: @fantasmatemmedodeque / @zinnapaiva

     

     

    Leia mais

    Confira publicações semelhantes.

    Ver mais

    Instale o Aplicativo “Escola Fácil” em Poucos Passos!

    Descubra o processo simples para instalar o aplicativo "Escola Fácil" em seu dispositivo. Em apenas alguns passos, você terá acesso a uma educação mais fácil e eficaz para seus filhos: