Informes SEDUC

    EMI Bidu recebe ação do programa ‘Plantar e Cuidar’

    EMI Bidu recebe ação do programa ‘Plantar e Cuidar’

    Por Ana Carolina Rodrigues, SEDUC

    No dia da árvore (21/09), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (SEHAB), em parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEDUC), realizou um plantio de árvores nativas na Escola Municipal Infantil (EMI) Bidu, no Jardim Freitas Júnior. O evento foi marcado também pela assinatura de uma instrução normativa que regulamenta a doação de mudas do Viveiro Municipal.

    Os alunos da escola participaram do plantio cavando a terra, encaixando mudas e as regando, junto com o Prefeito Aprígio elas assumiram também o compromisso de cuidar para que as árvores cresçam saudáveis. A ação faz parte do programa ‘Plantar e Cuidar’, do departamento de Meio Ambiente da SEHAB, que está realizando desde junho plantios em diversas escolas da rede, mais de 80 mudas já foram plantadas em escolas municipais.

    A responsável pelo projeto e coordenadora de educação ambiental do departamento de meio ambiente, Deise Fabiana Brumatti, explicou que o programa trabalha em três fases. “Primeiro enviamos para todas as escolas um convite, a escola que tem interesse entrar em contato e aí nós agendamos uma visita técnica onde identificamos quais as espécies e quantas mudas plantar”.

    Depois, é feito um planejamento de acordo com a realidade de cada unidade escolar, onde é pensado como vai ser feito cada plantio, se vai envolver as crianças, se vai envolver os pais, a comunidade escolar, e cada escola escolhe como fazer isso. “O próximo passo é a fase teórica, no primeiro dia tem o curso, onde mostramos a importância da vegetação urbana e do contato com as árvores”, explicou Andressa Abril Chaves, estagiária de biologia.

    “Hoje é um dia simbólico que nos trás a reflexão da importância das árvores em nossas vidas, mas mais do que isso para a gente que faz política pública é pensar em como priorizar as nossas cidades em uma situação tão complexa como Taboão da Serra, que é extremamente adensado. A assinatura desta instrução normativa é  extremamente relevante porque a gente passa a regulamentar como as mudas do Viveiro serão doadas para população. Isso vai facilitar para que qualquer munícipe que tenha uma árvore em situação inadequada e que tenha que ser removida, agora terá as mudas fornecidas pela prefeitura, o que antes era de ônus do morador. Agora a gente passa a fornecer essa muda e o  plantio dela em área pública”, explicou Ruth Ramos, diretora de meio ambiente da SEHAB.

    A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Taboão da Serra, Dirce Takano contou que “o plantio de árvores nas unidades escolares surgiu de uma conversa de conscientização sobre meio ambiente e sustentabilidade. No início do ano, começamos a ter trabalhos de formação junto com o departamento de meio ambiente onde falamos um pouco preservação, e  iniciamos o plantio em algumas escolas junto com crianças e professores, com a proposta de que todos juntos participem do processo até a colheita, em algumas escolas estamos plantando árvores frutíferas, isso trouxe um laço afetivo das crianças com a árvore”.

    Dirce falou também sobre as propostas pedagógicas que surgiram através desta atividade. “Conversei com a Deise, ela falou que essa questão do plantio trás até algumas propostas ou sugestões dos professores trabalharem atividades, como dar um nome para a árvore,  esse trabalho da criança nomear a planta, não com o nome da sua espécie, mas dar um nome para ela, é trazer uma sensação de pertencimento, isso cria um vínculo afetivo e faz com que os professores consigam trabalhar a questão da sustentabilidade, da preservação do meio ambiente porque elas ficam mais atentas neste cuidado”, contou.

            

    O projeto ‘Plantar e Cuidar’ vai manter a parceria com as escolas, e já existem visitas técnicas agendadas até fevereiro.
       
     

    Leia mais

    Confira publicações semelhantes.

    Ver mais

    Instale o Aplicativo “Escola Fácil” em Poucos Passos!

    Descubra o processo simples para instalar o aplicativo "Escola Fácil" em seu dispositivo. Em apenas alguns passos, você terá acesso a uma educação mais fácil e eficaz para seus filhos: