Publicações Educacionais

    ‘Crianças não aprendem com pessoas de quem não gostam’, ensinava educadora

    ‘Crianças não aprendem com pessoas de quem não gostam’, ensinava educadora

    Rita Pierson cresceu no universo da educação, com avós e pais educadores, até que se tornou educadora também. Em sua experiência de mais de quatro décadas na profissão, certa vez ouviu de uma colega: “Eles não me pagam para gostar das crianças, me pagam para ensinar as lições”. Ao contar o caso em seu Ted Talk, Pierson discorda: “Crianças não aprendem com pessoas de quem elas não gostam”.

    A palestra da educadora norte-americana no Ted Talk Educação, “Every kid needs a champion” (“Toda criança precisa de um campeão”), de 2013, foi ministrada meses antes de seu falecimento, ocorrido no mesmo ano, e aborda com muito carisma a importância dos relacionamentos para o aprendizado das crianças. Rita Pierson ilustra seus argumentos com diversos casos de sua vivência em sala de aula, ainda pertinentes e atuais. O impacto das palavras de Pierson são constantemente relembrados nas redes sociais.

    De acordo com ela, para que o aprendizado de uma criança seja completo, é preciso apostar no poder das boas relações entre alunos e professores em sala de aula. Conexões construídas no processo de ensino fortalecem a criança, que sente potencial para persistir em novos aprendizados e explorar seu potencial máximo. Os educadores, nesse contexto, possuem um papel fundamental, afirma ela, e podem fazer a diferença na vida do aluno e fortalecer um vínculo que perdure por toda a vida dele.

    “Ensinar e aprender deveria trazer alegria. Que poder teria nosso mundo se tivéssemos crianças sem medo de assumir riscos, sem medo de pensar?”

    Esse tipo de conexão nem sempre é fácil de ser conquistada. Rita Pierson não deixa de ressaltar ao longo do Ted Educação que já enfrentou classes com muitas dificuldades, e que é preciso admitir que os educadores nem sempre irão gostar de todos os alunos que passam por sua sala de aula. Porém, para as crianças, ter alguém que acredite nelas é essencial para que persistam, aprendam e desenvolvam suas habilidades, mesmo com as dificuldades no processo. 

    “Era difícil, terrivelmente difícil. Como eu aumento a autoestima de uma criança e seu desempenho acadêmico ao mesmo tempo?”, ela se questionava.

    “E eu lhes dei um discurso que dizia: ‘Eu sou alguém. Eu era alguém quando entrei, e vou ser uma pessoa melhor quando eu sair. Sou poderoso e forte, e eu mereço a educação que recebo aqui.’”

    Encorajar as crianças em sala de aula, mostrando que elas são capazes, pode fazer toda a diferença para que ocorra essa mudança mútua de desempenho e autoestima. A educadora comenta sobre uma situação já vivida com um aluno, após aplicar uma prova com 20 questões. O aluno errou 18. “Eu coloquei um +2 no trabalho e um grande sorriso”, Pierson diz. “Por que você está progredindo. Você acertou duas, não errou todas elas.” Essa mudança de perspectiva dá o impulso que o aluno precisa para ver seu potencial, e onde deseja chegar. Ele não irá focar nas 18 que errou, mas observará todo o progresso a ser feito a partir das 2 que acertou, segundo a especialista.

    Pierson finaliza seu Ted Talk Educação com uma mensagem inspiradora: “Toda criança merece um campeão, um adulto que nunca irá desistir deles, que entende o poder da conexão e insiste para que elas se tornem o melhor que elas podem ser. Esse trabalho é difícil, mas não impossível. Somos educadores, podemos fazer isso”.

     

    Texto: Verônica Fraidenraich
    Crédito de foto: Acervo Canguru News
    https://cangurunews.com.br

    Leia mais

    Confira publicações semelhantes.

    Ver mais

    Instale o Aplicativo “Escola Fácil” em Poucos Passos!

    Descubra o processo simples para instalar o aplicativo "Escola Fácil" em seu dispositivo. Em apenas alguns passos, você terá acesso a uma educação mais fácil e eficaz para seus filhos: