12 de Abril de 2022

5 filmes e séries para falar sobre bullying

Histórias que abordam a temática servem de estímulo para que jovens expressem seus sentimentos e falem sobre o assunto
Compartilhe

Cena do filme No Ritmo do Coração

A aparência do corpo, do rosto e a cor ou raça são os principais motivos que levaram alunos a sofrer bullying na escola, na opinião deles mesmos, segundo Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), de 2019. O estudo mostrou que 23% dos estudantes de um universo de 188.000 estudantes de todo o país afirmaram já terem sofrido bullying, ou seja, se sentiram humilhados por provocações feitas por colegas.

Ensinar as crianças a identificar o problema, se defender dele e refletir sobre suas experiências é fundamental para inibir a prática, ressaltam especialistas. Nesse sentido, assistir a filmes, séries e novelas que abordam o bullying pode ser um bom ponto de partida para conversar com os filhos sobre a temática.

O longa “No Ritmo do Coração” (CODA), vencedor do Oscar de melhor filme em 2022, por exemplo, conta a história de uma menina ouvinte que faz parte de uma família surda. A jovem Ruby sofreu bullying durante toda a vida, por ter a língua de sinais como primeira língua, o que a tornou tímida e retraída. 

A coordenadora dos anos iniciais do ensino fundamental do Colégio Marista Paranaense, Sheila Lippmann Hey, diz que as histórias ajudam a expressar os sentimentos dos alunos.

Quando um personagem vive uma situação e a criança ou adolescente reconhece que já sentiu ou viveu algo parecido, ele consegue se expressar sobre o assunto com mais tranquilidade, já que pode comentar sobre aquele enredo e inserir seus pontos e percepções”, reforça. 

Já a psicóloga Bianca Ferreira Larangeira, do Marista Escola Social Ecológica, complementa que recursos como livros e filmes servem de incentivo para que as crianças deem a sua visão de mundo.

“Esses temas podem se tornar debates em casa ou na escola, reforçando que esse é um espaço que eles podem contar para revelar seus sentimentos”.

Para assistir com as crianças e adolescentes, as especialistas sugerem uma lista de séries e filmes sobre bullying que podem promover a conscientização sobre o tema.

1. No Ritmo do Coração – CODA 

A sensação no Oscar 2022, “No Ritmo do Coração” levou 3 estatuetas para casa:  Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante. A história apresenta a jovem Ruby (Emilia Jones), única integrante capaz de ouvir, em uma família de pessoas surdas. Entre o trabalho no barco da família e o sonho de cantar, Ruby sofreu bullying a vida toda, além de se sentir um pouco isolada de toda a família. O filme aborda esses temas com muita sensibilidade e reflexão. 

Onde Assistir: Amazon Prime Video
Classificação indicativa: 14 anos

 

2. Extraordinário

Um filme para abordar as diferenças. Extraordinário conta a história de August Pullman, o menino de 10 anos que tem o início da sua vida escolar somente aos 10 anos, já que nasceu com uma síndrome rara que gerou diversos problemas de saúde, e até uma deformação no rosto. Ao longo do filme, crianças e adolescentes podem mergulhar neste universo e ver o bullying sendo levantado e discutido por outras crianças. 

Onde assistir: Globoplay
Classificação indicativa: 10 anos

 

3. As Vantagens de Ser Invisível

Apesar de contar com personagens adolescentes, os debates do longa tocam todas as idades pela sensibilidade e profundidade das questões. Durante o filme, Charlie, um estudante do Ensino Médio que sofreu bullying durante a infância, sofre de depressão e ansiedade. Em uma nova escola, ele enfrenta os desafios de fazer novos amigos, enquanto lida com questões do passado que vêm à tona conforme novas experiências surgem. 

Onde assistir: Netflix
Classificação indicativa: 14 anos

 

4. As Aventuras de Poliana

A história baseada no livro Poliana, de Eleanor Porter, foi ao ar como uma novela do SBT e logo depois, passou a ser um dos conteúdos mais acessados na Netflix. O enredo que conta a vida da Poliana arrisca no otimismo e no uso do jogo do contente. No ambiente da Escola Ruth Goulart os alunos criaram o Esquadrão Anti Bullying, onde a turma de crianças e adolescentes entra em cena sempre com muito diálogo para combater o bullying no ambiente escolar. 

Onde assistir: Netflix
Classificação indicativa: Livre 

 

5. Anne com E

A menina ruiva, faladeira e com muitas ideias próprias e inovadoras é a protagonista desse seriado que retrata a vida em 1908. A trajetória de Anne passa por diversos casos de bullying entre os colegas de escola e até em casa, na família que a adota. Suas ideias feministas e igualitárias também destoam da maioria e fazem com que ganhe destaque, nem sempre de maneira positiva, na comunidade. No entanto, ela não desiste, e com força nos vínculos positivos, segue em frente em meio às adversidades.

Onde assistir: Netflix
Classificação indicativa: 12 anos

 

Texto: Canguru News
Crédito de foto: Acervo Canguru News
https://cangurunews.com.br


Últimas Publicações

12 de Agosto de 2022

7 mitos e verdades sobre amamentação e sono

A biomédica Monica Andersen e o pediatra Gustavo Moreira, do Instituto do Sono, esclarecem dúvidas relativas ao aleitamento materno e o sono das mães e dos bebês

10 de Agosto de 2022

Por que as crianças não têm ‘bons modos’ à mesa

Não é por falta de boas maneiras que as crianças se levantam da mesa a cada 5 minutos e resistem a usar talheres ‒ há outros motivos que levam a tais comportamentos nas refeições, explicam especialistas

5 de Agosto de 2022

5 sugestões filmes que estimulam a empatia

Quanto mais cedo as crianças aprendem sobre seus sentimentos e se tornam capazes de se colocar no lugar do outro, maiores serão os benefícios em sua vida

3 de Agosto de 2022

Volta às aulas: cuidados para manter a saúde das crianças em dia

Manter a caderneta de vacinação atualizada é fundamental para prevenir doenças; lavagem nasal também é indicada para o bem-estar dos pequenos