3 de Agosto de 2021

Dia Nacional da Saúde

Compartilhe

Por: Prefeitura Municipal de Taboão da Serra 

No dia 05 de agosto comemora-se o Dia Nacional da Saúde, que tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde. A data é uma homenagem ao aniversário do médico Oswaldo Cruz, importante figura da saúde pública e um dos responsáveis por erradicar epidemias que acometiam o Brasil no final do século XIX.

Este dia tem em seu marco a busca por uma vida mais saudável que deve ser um hábito diário, que vai além da ausência de doenças, deve-se levar em conta o equilíbrio entre os fatores físicos e mentais.

O objetivo da data também é despertar valores relacionados à saúde. Ser saudável depende de uma série de fatores que devem fazer parte da rotina de todos, como uma boa alimentação, privilegiando alimentos frescos em detrimento de alimentos processados e ultra processados, ingestão suficiente de água, a prática de atividades físicas, lazer e descanso.

A escola tem papel muito importante na formação das crianças a respeito da saúde. O tema deve ser abordado e planejado com ações para além de ensinar conteúdos didáticos, orientando e formando os educandos a conhecerem a importância das escolhas para uma vida saudável.

A Secretaria de Educação tem uma grande preocupação com a saúde de seus alunos e orienta as famílias a sempre agendarem e acompanharem os filhos nas consultas com médico pediatra, bem como manter a vacinação atualizada, prevenindo doenças e buscando a qualidade de vida.

Nunca a saúde foi tão importante e reconhecida como princípio essencial para a vida.

A pandemia do novo corona vírus trouxe a tona uma séria reflexão acerca da saúde que necessita ser tratada como o princípio para o equilíbrio e a qualidade do ser humano.

O mundo se viu frente a um inimigo invisível, a ciência não desamparou a população e numa corrida contra o tempo conseguiu desenvolver, testar e aplicar a vacina contra esse vírus tão letal.

No município de Taboão da Serra, os grupos foram sendo vacinados conforme orientação do PNI (Programa Nacional de Imunização), portanto em maio cerca de 1470 professores e profissionais da Educação acima de 47 anos foram imunizados na primeira fase. No mês de junho a vacinação foi antecipada pelo Governo do Estado contemplando a aplicação para 1350 profissionais acima de 18 anos, grupo este que aguarda ser completamente imunizado com a segunda dose no mês de setembro.

Nesses tempos tão difíceis não podemos nos esquecer dos profissionais da saúde que honraram de sobremaneira o compromisso de cuidar, sustentando o nobre juramento em favor da vida, combatendo uma nova doença, alertando sobre os cuidados de higiene para proteção, muitas vezes esquecidos e que são agora reconhecidos como primordiais para a prevenção e manutenção da saúde.


Últimas Publicações

12 de Agosto de 2022

7 mitos e verdades sobre amamentação e sono

A biomédica Monica Andersen e o pediatra Gustavo Moreira, do Instituto do Sono, esclarecem dúvidas relativas ao aleitamento materno e o sono das mães e dos bebês

10 de Agosto de 2022

Por que as crianças não têm ‘bons modos’ à mesa

Não é por falta de boas maneiras que as crianças se levantam da mesa a cada 5 minutos e resistem a usar talheres ‒ há outros motivos que levam a tais comportamentos nas refeições, explicam especialistas

5 de Agosto de 2022

5 sugestões filmes que estimulam a empatia

Quanto mais cedo as crianças aprendem sobre seus sentimentos e se tornam capazes de se colocar no lugar do outro, maiores serão os benefícios em sua vida

3 de Agosto de 2022

Volta às aulas: cuidados para manter a saúde das crianças em dia

Manter a caderneta de vacinação atualizada é fundamental para prevenir doenças; lavagem nasal também é indicada para o bem-estar dos pequenos