De Olho nas Dicas

  • Todas
  • Brincadeiras
  • Jogos
  • Filmes
  • Leitura
1. Jogos

Os jogos podem ser um meio de entretenimento para toda a família, já que muitos deles remetem às brincadeiras antigas, que ainda hoje divertem crianças de todas as idades, como stop, ligue os pontos, colorir e adivinhas. Além de desenvolver aspectos cognitivos, reforçar conteúdos aprendidos e estimular habilidades psicomotoras, os jogos e brincadeiras ainda contribuem no fortalecimento dos vínculos familiares.

2. Sessão Cinema

Esse já é quase um clássico em dias de chuva, e por que não em qualquer dia?! Basta fechar as cortinas, preparar o ambiente, fazer a pipoca, escolher o filme e apertar o play!

3. Momento Leiturinha

Outra ótima ideia é fazer uma tarde de contação de histórias. Escolham os livros favoritos do seu filho e preparem-se para uma verdadeira maratona de leitura! Vocês podem se revezar e, cada hora um conta a história, enquanto o outro é o espectador da vez. Não há dúvidas de que será um momento delicioso e cheio de afeto!

A ÁRVORE GENEROSA (Autor: Shel Silverstein | Tradutor: Fernando Sabino)

Neste clássico da literatura infantil, um menino e uma árvore têm uma relação muito especial. Este clássico da literatura infantil conta uma bela história sobre a capacidade de amar o outro sem pedir nada em troca e vai, com certeza, tocar o coração de leitores de todas as idades. Esta é uma história com ensinamento de amor e doação. Clique aqui para baixar o livro.

A Era do Gelo (2002)
No primeiro filme da saga, o mamute Manny, a preguiça Sid e o tigre Diego têm de proteger um bebê humano, durante uma migração glacial. A partir daí, inicia-se uma grande aventura recheada de emoção e companheirismo!
A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)
Baseado no conto de Roald Dahl, este cômico e fantástico filme segue o jovem Charlie e seu avô Joe. Eles se juntam a um pequeno grupo de ganhadores de uma competição, os quais vão para um passeio na mágica e misteriosa fábrica do excêntrico Willy Wonka. Ajudado por seus anões trabalhadores, Wonka esconde uma surpresa para este passeio.
A SEMENTE DA VERDADE (Autor: Patrícia Angel Secco | Ilustração: Edu A. Engel | Fundação Educar DPaschoal)

Para escolher seu sucessor, o Imperador convoca todas as crianças do reino e entrega a cada uma delas uma semente. A criança que lhe trouxesse, depois de um ano, a mais bela planta, o sucederia após sua morte. Thai se esforça bastante, mas a semente não vinga. O que dizer ao Imperador? Seguindo os conselhos do avô, um velho jardineiro, o menino decide falar a verdade. E tem uma revelação surpreendente. Clique aqui para baixar o livro.

AS SETE CABRITINHAS E O LOBO (Autor: Juan Soto | Instituição: Universidade de Barcelona)

Nesta adaptação de O lobo e os sete cabritinhos, dos irmãos Grimm, a mãe cabra não sai para o trabalho antes de recomendar às filhas que tomem muito cuidado com o lobo que circula pelas redondezas. Mas assim que ela se distancia de casa, o lobo bate à porta e tenta enganar as cabritinhas... Então é que a história começa, trazendo um desfecho cheio de encantamento e muita coragem. Clique aqui para baixar o livro.

A ÚLTIMA FORMIGA (Autor: Jane Prado | @ed.infantil_paratodos)

Era uma vez uma formiga. Ela tinha apenas quatro pernas, mas isso não era problema. Viver feliz era o seu lema! Andava um pouco devagar, era sempre a última a chegar. Enquanto caminhava, estava atenta a tudo olhar. Clique aqui para baixar o livro.

Como Treinar o Seu Dragão (2010)
Em Como Treinar o Seu Dragão, o protagonista é um menino viking que, ao contrário de seu pai e toda a sua tribo, não quer matar dragões. Ele desenvolve uma grande amizade com um dos dragões mais perigosos do mundo e prova para todos que essas criaturas podem ser muito mais inofensivas do que se imagina.
Detona Ralph (2013)
Ralph é o vilão de um popular jogo de fliperama que está completando 30 anos. Apesar de cumprir suas tarefas com perfeição, Ralph não recebe a mesma atenção que o protagonista, Felix Jr., e os demais habitantes do jogo. Para provar que merece mais atenção, ele promete que voltará ao jogo com uma medalha de herói no peito, no intuito de mostrar seu valor!
Divertida Mente (2015)
Um dos filmes mais criativos dos últimos anos! Em Divertida Mente, entramos na cabeça de uma menina de onze anos e conhecemos de perto suas emoções. Essa história mostra de forma divertida e cuidadosa a “montanha-russa” emocional vivenciada ao fim da infância, em uma verdadeira aventura!
Estátua
Essa também é clássica! Coloque uma música e quando a música parar, todo mundo tem que ficar paradinho, igual à uma estátua. Não vale mexer, hein?
Frozen – Uma Aventura Congelante (2013)
A animação Frozen é um verdadeiro sucesso entre as crianças! O filme conta a história das irmãs Elsa e Anna, princesas do pequeno reino de Arendelle, em uma jornada para acabar com uma terrível maldição de inverno eterno. No caminho, elas encontram o vendedor de gelo Kristoff, a rena Sven e o boneco de neve Olaf. Juntos, eles descobrem o poder da amizade, da união e do amor.
Jogo dos 7 erros
Essa é a prova de que com um pouco de criatividade, não há tédio que resista! Com certeza vocês já conhecem o jogo dos 7 erros, não é? Nesta versão da brincadeira, vocês vão escolher um cômodo da casa. Escolhido o local, você vai pedir para que seu filho observe-o atentamente durante um tempo (entre 30 segundos e um minuto). Depois de olhar com bastante atenção cada detalhe, ele vai se retirar do cômodo e você vai alterar a posição ou retirar/incluir 7 objetos. O resto você já deve imaginar… Seu filho retorna para o ambiente e tenta descobrir quais são os 7 erros! Depois vocês podem inverter: ele modifica os objetos e você adivinha!
JUCA BRASILEIRO E O HINO NACIONAL (Autor: Patrícia Engel Secco | Ilustrador: Edu A. Engel | Fundação Educar DPaschoal)

Qual o significado de palavras como “retumbante”, “garrida”, “lábaro”? E de frases como “se ergues da justiça a clava forte”? Com a ajuda de Juca Brasileiro, meninos e meninas vão poder cantar com mais entusiasmo e emoção e compreender a mensagem contida nos versos do nosso Hino Nacional, criados pelo poeta Joaquim Osório Duque Estrada e musicados pelo compositor Francisco Manuel da Silva. Acesse o link para fazer o download gratuito do material: Clique aqui para baixar o livro.

Lilo & Stitch (2002)
Concebido como uma experiência genética proibida, Stitch é condenado à exclusão. Mas o animal esperto consegue se passar por um cachorro para ser adotado! Aos poucos, ele se torna grande amigo da pequena Lilo, integrando a família mesmo sem possuir laços de sangue com a garota e sua irmã mais velha.
LOBINHO E A PORTA (Autor: Silvana Rando | Instituição: Educar DPaschoal)

Nesse dia, Lobinho aprende que usar as palavras mágicas faz com que as portas se abram para ele. Você sabe que palavras são essas? Clique aqui para baixar o livro.

Matilda (1996)
Esse filme conta a história de Matilda, uma criança brilhante de apenas seis anos, que cresceu em meio a pais grosseiros que a ignoram. Desta forma, Matilda fica sempre em casa ou na livraria, onde costuma estimular sua imaginação. Após uma série de estranhos eventos ocorridos em casa, Matilda descobre que possui poderes mágicos!
Meu Malvado Favorito 3 (2017)
Chegou a hora da terceira aventura de Gru e das irmãs Agnes, Edith e Margo ao lado dos amarelados e famosos minions! Dessa vez, Gru vai usar toda sua determinação para derrotar um vilão que acha que está vivendo na perdida década de 1980.
Mimica
Hum… Quem não adora brincar de mímica? Essa é uma brincadeira que sempre rende boas risadas! Vocês podem brincar de adivinhar um filme, uma profissão, um personagem, um esporte ou tudo o que a imaginação permitir! E o melhor é que para essa atividade, só é necessário um pouco de criatividade e disposição. O resultado? Diversão garantida!
Moana – Um Mar de Aventuras (2017)
Querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar a família, a jovem Moana resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é. Acompanhada pelo lendário semideus Maui, Moana começa sua jornada em mar aberto, onde enfrenta terríveis criaturas marinhas e descobre histórias do submundo.
Monstros S.A. (2001)
Monstros S.A. (2Mike e Sulley vivem na cidade dos monstros e trabalham numa empresa especializada em assustar crianças à noite. Um dia, no entanto, uma pequena humana chamada Boo consegue passar para o outro lado. E, a partir daí, muitas confusões começam a acontecer!001)
Montar um acampamento
Pode ser na sala, na cozinha, na varanda ou até no quarto, a ideia aqui é montar a barraca de lençóis ou cobertores e cadeiras, apagar as luzes – podem até montar uma fogueira de mentira com uma luminária envolta em papel translúcido laranja – e brincar de acampar! Levem lanternas, livros e lanchinhos para ficar ainda mais legal
Montar uma corrida de obstáculos divertida
Usem toda a criatividade e procurem os mais diversos materiais: colchões, almofadas, toalhas, brinquedos, bolas, travesseiros, qualquer coisa! Distribua-os de forma consecutiva criando um circuito. Se quiser, crie regras – ao passar pela bola, tem que quicar cinco vezes, por exemplo. Uma ótima forma de gastar a energia dos pequenos em um dia chuvoso.
MUSICALIGANDO (Autor: Roberta Asse | Fundação Educar DPaschoal)

No Reino das Muitas Figuras, os Circulares criam uma música sem igual, atraindo os Retângulos e os Triangulares, que, por terem formas diferentes, não conseguem entrar na cidade murada. A música atravessa os muros e pode ser ouvida do lado de fora, inspirando novas criações e interações. Quando isso acontece, tudo muda para sempre: a diversidade aumenta o bem e a beleza na vida de toda gente! Clique aqui para baixar o livro!

O PÁSSARO E OS MEDOS (Autor: Luís Roberto Pascoal e Isabela Pascoal Becker | Ilustração: Pierre Trabbold | Fundação Educar DPaschoal)

O Pássaro Sem Cor, grande clássico da Fundação Educar, numa grande aventura tem a missão de falar de algo que pode ser bem desafiador: o medo. O medo pode paralisar a gente, né? Numa tarde nublada, enquanto voava sobre a floresta, ele ouviu alguém chorando. O que será que aconteceu? Clique aqui para baixar o livro!

O Pequeno Príncipe (2015)
Adaptação mais recente do clássico livro de Antoine de Saint-Exupéry, produzido em parte com animação digital e em parte com stop-motion, o filme atualiza a história francesa introduzindo novas personagens: uma menina, sua mãe e seu vizinho excêntrico. Esse filme mostra que a delicada história do Pequeno Príncipe continua encantando todas as gerações!
O Pequeno Stuart Little (1999)
Quando os Little vão para um orfanato para adotar o novo membro da família, um jovem rato chamado Stuart é escolhido. Enquanto George fica inicialmente indiferente com o seu novo irmão, o gato da família, Snowbell, se mostra ainda menos entusiasmado com a ideia de ter um rato como seu mestre e planeja se livrar dele.
Os Incríveis (2004) 
Essa animação mostra uma família de super-heróis vivendo no mundo real, como pessoas comuns. Após alguns incidentes envolvendo a luta contra o crime, o governo decidiu proibir todos os heróis de usarem seus poderes, mas uma nova ameaça obriga o Sr. Incrível, a Mulher Elástica e seus filhos a vestirem novamente os uniformes. 
O VESTIDO AZUL (Autor: Sandra Aymone | Fundação Educar DPaschoal)

Nesse livro de Sandra Aymone, conheceremos Talita: uma garotinha esperta e estudiosa, mas que mora em uma casa daquelas que parecem assombradas! Ela está sempre com o vestido rasgado e o rosto sujo. Um dia seu professor, chamado Felipe, resolveu economizar e dar à Talita um lindo vestidinho azul. O que ele não sabia, é que um gesto simples como esse, mudaria para sempre todo o bairro onde viviam. Aprenderemos com esta leitura que ficar parado não muda nenhuma situação e que a união faz a força! Clique aqui para baixar o livro!

Perguntas e Respostas
Desafios e jogos de perguntas e respostas para crianças são os preferidos dos pequenos que já estão em idade escolar, especialmente a partir dos seis anos, quando noções de regras estão em pleno desenvolvimento. Além de divertidos, eles envolvem toda a família, trazendo muitos aprendizados e curiosidades! Vocês podem definir um tema de interesse e vocês mesmos montarem o jogo de perguntas e respostas!
Procurando Nemo (2012)
Um dia, cansado dos sermões do pai, Nemo abusa da sorte para mostrar que pode se virar sozinho e acaba sendo capturado por um pescador. Decidido a não perder o que restou da sua família, seu pai, Marlin, inicia uma missão impossível: achar o filho! Para isso, ele conta com a ajuda de Dory, um peixe azul que sofre de perda de memória recente.
Shrek (2001)
Shrek é a saga do ogro mais famoso e querido de todos os tempos! Em seu primeiro filme, ele vê, sem mais nem menos, sua vida ser invadida por uma série de personagens de contos de fada. Determinado a recuperar a tranquilidade de antes, Shrek se envolve em uma grande aventura com seu amigo Burro para resgatar uma bela princesa, que é prisioneira de um dragão.
TIRRIM E COCORICÓ (Autor: Sandra Aymone | Fundação Educar DPaschoal)

Sob a forma de poesia, a história ressalta a importância da amizade, em oposição aos atos de rivalidade, mostrando que a primeira traz união e, com ela, resultados muito mais compensadores diante dos desafios da vida. Clique aqui para baixar o livro!

Toy Story (1995)
A saga Toy Story é um clássico no mundo das animações. Os três filmes contam as aventuras do cowboy Woody e seus amigos com muita magia e diversão. Em Toy Story 1, Woody fica cheio de ciúmes quando o seu dono, o menino Andy, ganha de presente um novo boneco, o astronauta Buzz Lightyear.
Up: Altas Aventuras (2009)
Up: Altas Aventuras mostra uma história doce e otimista sobre a amizade entre um idoso e uma criança. Além de divertido, o filme acerta ao ousar tocar nos temas do envelhecimento e da mortalidade, assuntos com os quais as crianças, muitas vezes, têm pouco contato.
Valente (2012)
Merida, princesa de um reino escocês, não aceita se casar com um príncipe, como manda a tradição. Irritada com os pais, ela encontra uma bruxa que a concede um desejo. Mas logo ela percebe que sua escolha apenas tornou a situação mais complicada!
Vida de Inseto (1998)
Todo ano, os gananciosos gafanhotos exigem uma parte da colheita das formigas. Mas quando algo dá errado e a colheita é destruída, os gafanhotos ameaçam atacar. Por isso, as formigas são forçadas a pedir ajuda a outros insetos para enfrentá-los numa batalha.